Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Estágio Carlos Melo


A minha Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) foi realizada no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, localizado temporariamente nas Furnas, o qual me acolheu e integrou muito bem. Inicialmente explicaram-me detalhadamente as minhas funções, tarefas, regras da instituição e prestaram-me outras informações necessárias ao meu bom desempenho. No decorrer da formação senti maior facilidade em lidar com todos os idosos, no que diz respeito à ocupação dos tempos livres e atividades de animação. Senti mais dificuldades em dar o primeiro passo e tomar confiança com a sociedade.

No que respeito ao desempenho, penso ter aplicado as competências adquiridas ao longo do curso, quer a nível transversal, quer a nível técnico. Senti mais dificuldades no que diz respeito ao cumprimento de novas tarefas que ainda não tinha feito, mas com o devido acompanhamento das auxiliares fi-las corretamente e senti-me mais à vontade e com cada vez mais confiança, agradeço a colaboração de todas as funcionárias.

A parte mais positiva das tarefas foi sentir-me útil a alguém que necessitava de cuidados básicos de saúde e de muito carinho e respeito os idosos. Constatei que os ensinamentos das nossas formadoras e formadores foram bastante úteis, quer a parte mais técnica, quer a parte mais humana.

No que se refere à minha autoavaliação, penso que desempenhei bastante satisfatoriamente todas as tarefas da FPCT, pelo que considero ter cumprido com o plano individual de trabalho na sua base.    Considerando que tive algumas dificuldades inicias, mas que, por outro lado, as ultrapassei, proponho como nota final um 15

No que se refere ao apoio e acompanhamento prestados pelas auxiliares da instituição, o trabalho foi excelente, pois as pessoas com quem eu trabalhei explicavam com muita paciência as tarefas que eu ia executar. Assim, eu realizava as respetivas tarefas com mais confiança e acreditando que ia correr tudo bem, que as tarefas iam ser realizadas como tinham de ser feitas com respeito e dignidade.

Quanto ao acompanhamento e apoio da formadora-orientadora, Alexandra Moreira, foi muito bom, pois a professora deslocou-se ao lar com regularidade para saber como nos estávamos e se estava correndo tudo bem muito obrigada pela sua atenção disponível.

Gostaria de agradecer às Sras. Goretti Carvalho, (com muito gosto e muito prazer que prestou ao nosso estágio em formação colaborando muito obrigada.

Tendo em conta que a FPCT correu de forma bastante satisfatória e que considero ter aprendido muito, recomendo esta instituição para futuras colaborações em contexto de estágio.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.